Conheça os perigos por trás do xampu

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Precisamos falar sobre um dos grandes vilões que causam danos aos cabelos: O XAMPU!

O uso constante de xampus industrializados afeta diretamente a saúde dos nossos cabelos. Isso porque o xampu é composto por um ingrediente muito nocivo à saúde: o Lauril Sulfato de Sódio (leia mais sobre ele aqui). Esse detergente acelera a formação de buracos nas camadas internas das cutículas dos cabelos e extrai gorduras naturais do fio, ressecando-os, e os deixando fracos, ressecados e quebradiços.

Os silicones insolúveis (clique aqui para saber mais) são também outros vilões encontrados nos xampus, apesar de criar uma aparência lisa, brilhante e condicionante nos fios. O silicone possui potencial de acumulação, aderindo aos fios, sendo difícil sua remoção completa no enxágue. O silicone torna os fios quebradiços, opacos e elásticos, devido a esse potencial de acumulação. Favorece o acúmulo de sujeira nos fios, aumentando a frequência de vezes em que lavamos o cabelo na semana.

Muitas pessoas que acreditam ter cabelo oleoso, na verdade, não têm. É só o acúmulo de silicone pregados nos fios que dão a impressão de oleosidade.

Um dos principais passos para manter um cabelo saudável é nunca deixar os cabelos sujos por muito tempo ou o contrário, não há necessidade de lavar todos os dias. Conheça seu cabelo e assim determine a frequência de cada lavagem, ok!? 

 

Importante!

→ Não se esqueça de enxaguar bem o seu cabelo, para evitar o acúmulo de produtos na raiz dos fios que podem entupir os poros do couro cabeludo, prejudicando, assim, a nutrição dos fios.

→ Cabelos cacheados tendem a ser mais secos, por isso é fundamental a hidratação periódica com óleos e manteigas vegetais com alto poder de hidratação e que auxiliam na definição dos cachos, como: óleo de coco, rícino, manteiga de murumuru, etc.

→ Para evitar o ressecamento e o enfraquecimento dos fios, procure xampus com baixo teor de sulfatos ou que sejam sulfate free. Técnicas como LowPoo, NoPoo e Co-Wash podem substituir o uso do xampu convencional.

LowPoo: Técnica em que o xampu é usado moderadamente e com restrições. O xampu utilizado deve contem sulfatos leves que são menos agressivos aos fios. Assim, a camada lipídica não é totalmente retirada, diminuindo o ressecamento dos fios. Para essa técnica, deve procurar nos rótulos dos xampus ingredientes como o Cocamidopropyl Betaine, derivado do coco que não agride tanto os fios, além de silicones solúveis em água.      

NoPoo: Técnica em que não há o uso de xampus e nenhum sulfato. No NoPoo, são utilizados condicionadores ou até mesmo bicabornato de sódio ou vinagre de maçã para fazer a limpeza dos fios.

Co-Wash: Usa-se o condicionador para lavar os cabelos. É mais utilizado em cabelos cacheados, crespos, ou quem tem os cabelos mais ressecados. Lavando os cabelos com o condicionador liberado para Co-Wash, o cabelo mantém suas cutículas fechadas, não danificando os fios e preservando sua hidratação. Os condicionadores utilizados nessa técnica não devem conter sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis.


Procure conhecer marcas que produzam xampus/condicionadores indicados para essas técnicas, e utilize a que mais combina com o seu tipo de cabelo! 😀 

 

Leia mais...

Explorando o Natural

Receita DIY – Demaquilante Natural de Camomila

Explorando o Natural

Receita DIY – Vaporização Facial

Explorando o Natural

Hidratantes Corporais: Manteigas, cremes e loções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *