Silicones

Conferem textura lisa e macia à formulação. Os silicones são capazes de criar uma aparência escorregadia, brilhante e condicionante devido à sua capacidade de vedar água e ar. No entanto, essa aparência é somente visual, pois o silicone fixa na superfície da pele e dos fios, revestindo-os, mas não possui nenhuma propriedade de hidratação ou nutrição. Dá a ilusão de pele e cabelos hidratados, no entanto, este efeito desaparece em curto período. O que não desaparece é o acúmulo da substância no nosso corpo e cabelos. Os silicones formam uma barreira que bloqueia a absorção de nutrientes, bem como a saída de suor, impedindo a regulação do manto hidrolipídico.

Os silicones podem desidratar e ressecar a pele, pois são insolúveis em água. Por acumularem em nossa pele possuem potencial comedogênico, isto é, podem entupir os poros, causando acnes. Os silicones também impedem a renovação celular, pois eles diminuem a produção de novas células, não permitindo que as células mortas se desprendam da nossa pele. Por fim, também se acumulam nos fios, tornando-os quebradiços, opacos e elásticos, além de ser difícil a sua remoção.

Apesar de possuir efeitos acumuladores na pele e cabelos, os silicones são considerados um risco baixo para os seres humanos. No entanto, são considerados tóxicos ao meio ambiente. São compostos inorgânicos, como um plástico, levando centenas de anos para se decompor.

Alternativa natural: Opte por produtos que contenham óleos vegetais em sua composição. Os óleos vegetais garantem hidratação e nutrição natural para a pele e cabelos e não são comedogênicos.

Pode ser encontrado nos rótulos pelos nomes de: Palavras que terminam com o sufixo “cone”, “siloxane” e “conol” tais como: dimethicone; methicone; cyclomethicone; amodimethicone; cyclopentasiloxane; polydimethylsiloxane; dimethiconol; dimeticona.

COMPARTILHAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *