Tolueno

É um solvente petroquímico altamente irritante. Presente em esmaltes e produtos de unha em geral, sprays, descolorantes e tinturas capilares. A exposição ao tolueno pode causar problemas desde irritação na pele, dores de cabeça, tonturas, enjoos, bem como danos mais graves, como: problemas de saúde ligado ao sistema nervoso central, ao sistema imunológico, complicações respiratórias, cardiovascular, renal e reprodutivas. Mulheres grávidas quando expostas ao vapor do tolueno, pode acarretar em problemas no desenvolvimento do feto, aumentando os riscos de má formação fetal.

O tolueno caracteriza o que chamamos popularmente de “Cola de Sapateiro”. Causa danos ao organismo e pode levar à dependência. O sistema respiratório é a principal via de exposição ao tolueno, pois, ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea. O tolueno apesar de ser uma substância não carcinogênico, é neurotóxico, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

Alternativa natural: Por ser muito irritante, várias marcas de cosméticos industrializados já não incluem o tolueno e outras substâncias tóxicas em sua fórmula, chamados de hipoalergênicos ou 3-Free. Este indica que o produto é livre de três substâncias: tolueno, formaldeído e dibutilftalato (DBP).

Pode ser encontrado nos rótulos pelos nomes de: toluene; toluol; benzeno; fenilmetano; metilbenzeno; methylbenzene.

COMPARTILHAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *