Receita DIY – Xampu Natural Aloe Vera

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O xampu é um dos grandes vilões para os nossos cabelos. Apesar de ser ele o responsável pela limpeza capilar, ele contém ingredientes agressivos para os nossos fios. Como, por exemplo, o Lauril Sulfato de Sódio, que deixa os cabelos ressecados e quebradiços. O Lauril é um detergente responsável pela espuma dos xampus. Ele limpa de forma muito agressiva, retirando toda a gordura presente no fio, deixando-o assim, fraco, opaco e quebradiço.

Que fique claro: o cabelo não precisa de espuma para ficar limpo!

Há várias técnicas de limpeza capilar que pode substituir o uso do xampu convencional. São elas: LowPoo, NoPoo e Co-Wash (falei sobre elas, aqui). Essas técnicas são mais leves e não agridem tanto o cabelo.

É claro que, para utilizar essas técnicas você vai precisar de um período de adaptação, pois na maioria delas, não há a presença de sulfatos, como o lauril em sua formulação. Os xampus utilizados são mais leves e sem espuma.  Por isso, você vai estranhar? VAI SIM! mas com o tempo e paciência você se acostuma rapidinho, ainda mais depois de perceber os seus cabelos menos ressecados, menos áspero e porosos.

A receita de hoje se encaixa dentro da técnica No Poo, por que usaremos como agente limpante a Aloe Vera e o Bicarbonato de Sódio. É um xampu 100% natural, vegano, livre de sulfatos, parabenos, fragrâncias sintéticas, etc. O resultado é um cabelo mega hidratado, solto, brilhoso, macio, alinhado e o MAIS IMPORTANTE, limpo! 🙂


Ingredientes:

→ 200ml de gel de aloe vera

→ 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

→ 10 gotas de óleo essencial de alecrim (opcional)

→ 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (opcional)

Modo de Preparo:

Retire o gel da babosa e bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Envase em um frasco vazio e utilize imediatamente.

Obs. Essa receita pode ser conservada em até 24 horas na geladeira.

Propriedades:

Aloe Vera: Nutre profundamente o couro cabeludo, ao mesmo tempo em que faz uma limpeza profunda (e saudável), eliminando impurezas e resíduos acumulados. A babosa fortalece a raiz, prevenindo e tratando a queda dos fios, promovendo seu crescimento saudável, deixando-os fortes e hidratados. Evita a oleosidade excessiva e ajuda a aliviar sintomas da caspa, como coceira, irritação e descamação.

Bicarbonato de Sódio: Retira a oleosidade necessária dos fios. Contribui para reparar, limpar e melhorar a aparência dos cabelos. Possui propriedades alcalinas, restauradoras, desinfetantes, desengordurantes, amaciantes e higienizantes. O bicarbonato restaura o pH do couro cabeludo, devido as suas propriedades alcalinas, removendo a sujeira sem agredir o couro cabeludo, estimulando e fortificando o crescimento do cabelo.

Óleo essencial de Alecrim: Auxilia a reduzir a oleosidade dos cabelos. É utilizado em tratamentos para caspa, queda de cabelo e crescimento capilar.

Óleo essencial de Hortelã-Pimenta: Poderoso antisséptico, controla a oleosidade e ajuda a nutrir os cabelos danificados. Reduz a queda capilar e fortalece os fios, estimulando o seu crescimento saudável. Deixa um sensorial refrescante no couro cabeludo.


Por fim, finalize a limpeza dos cabelos com vinagre de maçã. O vinagre de maçã possui pH levemente ácido que ajuda a fechar as cutículas do cabelo, selando e mantendo a textura macia dos fios. 😉

Leia mais...

Explorando o Natural

Receita DIY – Demaquilante Natural de Camomila

Explorando o Natural

Receita DIY – Vaporização Facial

Explorando o Natural

Hidratantes Corporais: Manteigas, cremes e loções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *